Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir. Diante disso, o rei português, D. João III, decidiu colonizar as terras brasileiras.

Martim Afonso e seus homens tinham o objetivo de combater os franceses que exploravam o pau-brasil na costa e criar núcleos de povoamento.
Em 1532 Portugal fundou a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: São Vicente. Ali desenvolveu o cultivo da cana-de-açúcar. O sucesso inicial fez com que a Coroa ampliasse a ocupação da colônia Brasil.
A Vila de São Vicente deu origem à cidade de mesmo nome, no litoral do Estado de São Paulo.
Na prática, mesmo antes de Cabral chegar ao Brasil, Portugal e Espanha tinha ‘dividido’ o novo continente com o Tratado de Tordesilhas, firmado em 1492, dois anos após Cristóvão Colombo chegar à América do Norte. Ao Leste de uma linha imaginária distante 370 léguas de Cabo Verde as novas terras seriam de Portugal. A Oeste, da Espanha. O Brasil, por este tratado, acabaria na linha que liga o município de Laguna, em Santa Catarina.
A forma de ocupação inicial deterinada pelos portugueses foi dividir a fração que cabia à Coroa de Portugal em linhas horizontais, perpendiculares à linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Assim, o Brasil daquela época foi ‘fatiado’ em Capitanias Hereditárias. Veja na imagem:
: As capitanias se estendiam, portanto, do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Os donatários, escolhidos pelo rei podiam passar a seus herdeiros o controle sobre as terras que administravam (daí o nome capitanias hereditárias).
Apesar dos esforços para colonizar o Brasil, a maioria das capitanias hereditárias fracassou. Então, em 1548, a Coroa portuguesa decidiu criar o governo-geral: um centro político que tinha como objetivo administrar toda a América portuguesa. Veja na imagem Tomé de Souza. Tomé de Souza foi o primeiro governador-geral do Brasil. Chegou aqui em 1549. Com ele vieram padres jesuítas, funcionários reais, soldados, artesãos e materiais de construção. A expedição instalou-se na capitania da Bahia e ali fundou a cidade de Salvador, a primeira capital da América portuguesa.
1- A colonização portuguesa da América teve início nas
primeiras décadas do século XVI.
2- Quando aqui chegaram em 1500, os portugueses
estabeleceram contato com os tupiniquins.
3- Uma das primeiras formas de exploração foi o Pau -
Brasil, sendo o produto que mais interessou aos europeus no início da
exploração do território brasileiro.
4- Os jesuítas e os indígenas: Os jesuítas se opunham á
escravização de indígenas e defendiam que eles fossem reunidos nas missões para
serem catequizados.
5- Desde que eram capturados na África, até chegarem no
Brasil, os africanos escravizados percorriam uma longa trajetória, repleta de
sofrimento e incertezas
Nenhum comentário:
Postar um comentário