quinta-feira, 3 de maio de 2018

Iluminismo

                 O Iluminismo


O Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa,no século XVIII.Os intelectuais que participaram desse movimento pretendiam trazer à luz novos conhecimentos, “iluminando’’ a sociedade.Essa ideia de iluminação,de trazer à luz,foi inspirada pela filosofia antiga,particularmente a de Platão,que via a “luz” como imagem ou símbolo do conhecimento verdadeiro.

 
                O método científico


 Os avanços científicos do século XVII forneceram as bases para o pensamento iluminista.Os cientistas do século XII renovaram a maneira de analisar a natureza e abriram caminho para os filósofos,iluministas do século XVIII. Essa mudança na forma de compreensão do mundo foi acompanhada pelo estabelecimento do método científico.Esse método,que consistia na observação rigorosa ,racional e sistemática da natureza,resultou na chamada Revolução Científica do século XVII,que estimulou o desenvolvimento do espírito crítico.

Entre os principais pensadores dessa época,estão Francis Bacon, Galileu Galilei e René Descartes.

Francis Bacon foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no Empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna.


Galileu Galilei foi um importante astrônomo, físico e matemático italiano.Ele é considerado um marco da revolução científica nas áreas da física e da astronomia.Os estudos de Galileu foram fundamentais para o desenvolvimento da mecânica (movimento dos corpos) e a descoberta sobre os planetas e os satélites.Fundador da Ciência Moderna e Pai da Física Matemática, uma de suas relevantes contribuições reside, propriamente, na criação do método científico.




René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase "Penso, logo existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Sua preocupação era com a ordem e a clareza. Propôs fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade. Uma nova visão da natureza anulava o significado moral e religioso dos fenômenos naturais. Determinava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.


                 Política
Para os iluministas,uma sociedade só alcançaria a liberdade e a justiça por meio do impedimento do poder excessivo de seu governante.Presente na sociedade europeia do século XVIII,o poder absoluto também foi alvo de duras críticas dos pensadores iluministas.Esses pensadores contestavam o despotismo e a ideia de direito divino dos reis,além de condenarem os privilégios da nobreza e do clero.


Montesquieu e os Três Poderes : Um dos maiores críticos do Absolutismo monárquico foi Montesquieu.Segundo ele,esse tipo de regime político era corrupto e violento,comprometia a sociedade e trazia estagnação,temor e pobreza para a população.Para libertar a sociedade do despotismo e criar um bom ,seria necessária a separação do poder em três campos de atuação;executivo (que executa e administra as leis),legislativo (que elabora as leis) e judiciário (que julga aqueles que desrespeitam as leis).


O despotismo esclarecido : O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada por alguns monarcas europeus durante o século XVIII.Essa forma de governo se caracterizava pela mistura de práticas absolutistas e ideias iluministas.


                    Economia

Alguns pensadores iluministas criticavam o mercantilismo,a pricipal prática econômica dos Estados europeus naquela época.

Fisiocratas : Eram pensadores que questionavam as práticas mercantilistas.Eles defendiam que a riqueza de um Estado não deveria ser medida pela quantidade de metais preciosos que possuía,mas sim pela quantidade e qualidade dos bens à disposição de seus cidadãos.A verdadeira riqueza seria gerada pela natureza,sendo a agricultura a principal atividade produtiva.


                                        Igreja

No século XVIII,a igreja foi alvo de severas críticas feitas por alguns pensadores iluministas.Esses pensadores criticavam a superstição,o fanatismo e a intolerância religiosa,pois acreditavam que esses eram os principais obstáculos à construção de um mundo melhor e mais racional.

Deístas : Pessoas e em sua maioria pensadores iluministas que acreditava em uma divindade,porém que também acreditavam que essa divindade era um ser onisciente que,apesar de se manifestar em todos os elementos da natureza não interferia na vida dos seres humanos.


                              Enciclopédia

A palavra “Enciclopédia” tem origem grega e significa “cadeia de conhecimentos”.No século XVIII,os filósofos que organizaram a Enciclopédia,entre eles Didreot e D’Alembert,desejavam reunir uma diversidade de conhecimentos nessa obra.



Entre 1751 e 1772,a população francesa passou a ter acesso à Enciclopédia.No final de 1780 a difusão das ideias iluministas atingiu as classes populares,que também eram adeptas às críticas ao Absolutismo monárquico,à nobreza e ao clero,presentes na Enciclopédia.


Já no século XVIII,as ideias iluministas repercutiram na sociedade europeia e influenciaram a maneira como as pessoas explicavam a sociedade.

Bibliografia: https://www.todamateria.com.br/francis-bacon/   

Curiosidades:
O nome Iluminismo foi dado, justamente por esse movimento se opor a escuridão da idade média, também é comum se referir ao iluminismo usando a termologia “século das luzes”. Características: A crença básica do iluminismo, era na razão e na ciência como único caminho para emancipação humana.O novo Homem Iluminista, se preocupava cada vês mais com questões ligadas a vida cotidiana, e despreocupado com questões religiosas, pode desenvolver as relações comerciais.Para o homem Iluminista, as relações comerciais estavam pautadas no lucro e acumulação de capital, de modo que se deveria cobrar por um produto, tudo aquilo que o outro pudesse pagar.O desenvolvimento cientifico era importante para intensificar a produção industrial, e melhor as condições de vida, de modo que as pessoas pudessem trabalha e consumir mais.A necessidade de uma organização política que respeita se a liberdade de comercio e de expansão do poder da classe burguesa, se tornou cada vês mais urgente. Daí decorre o nascimento do estado moderno, e mesmo da “democracia moderna”Filosofia social estava preocupada com questões como a igualdade entre os homens e a liberdade. Esse nome foi dado porque não havia ainda a palavra sociologia.Para os iluministas desenvolve-se um novo conceito de riqueza, que não estava mais ligada a terra. Mas sim ao trabalho (transformação da natureza), desta forma o homem rico era aquele que possuía os recursos de produção.As transformações ocorridas durante o Iluminismo acarretaram no que hoje conhecemos como revolução Industrial e revolução Francesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário