
No século XV a América era habitada por 50 milhões de indígenas distribuídos por todo continente essa população é composta por centenas de povos que apresentam grande diversidade cultural. cada um desses grupos tinha sua própria língua, religião tradição e também própria forma de organização social, econômica e política.
A maior parte do território americano era habitada por povos nômades e seminômades esses grupos étnicos se dedicavam a caça a pesca coleta de alimentos praticavam agricultura apenas complementando as outras atividades.
No entanto os índios que habitavam a região indigena (atuais Equador peru Bolívia e norte do Chile), desenvolvimento envolvendo elementos características de uma civilização.
Nas cidades estados Maias havia um núcleo chamado o centro cerimonial, onde ficavam localizados as principais construções. Era nesse lugar que viviam governantes sacerdotes artesões e mercadores.
A escrita Maia era composta de símbolos chamados de hieróglifos que representam ideias por meio de símbolos. Os hieróglifos maias eram gravados em placas de pedra ou nos códices.
Os Mais desenvolveram um sistema de numeração considerado um dos mais completos do mundo. A existência do zero nesse sistema é considerada de grande importância. Alguns estudos demonstram que esse sistema de numeração era utilizado, principalmente, nas atividades relacionadas ao comércio e à administração. Os maias também desenvolveram calendários bastante precisos. Isso foi possível graças a cuidadosa observação dos astros realizada por eles.
Os astecas vieram do norte da Mesoamérica e fixaram-se na região central do México. No ano de 1325, eles ocuparam uma ilha do lago Texcoco e fundaram a cidade de Tenochtitlán. Eles eram guerreiros e conquistaram outros povos que viviam na região, obrigando-os a pagar tributos em forma de ouro, alimentos ou produtos.
A religião era muito importante. Assim como os outros povos indígenas os astecas eram politeístas. Porém possuíam uma divindade principal: o deus do Sol, Huitzilopochtli, que também era o deus da guerra. Para agradar esse Deus os astecas faziam sacrifícios humanos.
Em Tenochtitlán havia um centro comercial importante e muito movimentado, chamado Tlatelolco. Nesse local existia um grande mercado onde eram comercializados produtos de várias regiões, como pedras preciosas, plumas, sal, mel, conchas, pérolas, animais, produtos agrícolas e artesanais.O Império Inca era chamado de Tahuantinsuyu, que quer dizer " o mundo dos quatro cantos", pois era dividido em quatro partes. Sua capital, Cuzco, siguinifica o " umbigo do mundo". Cada um dos cantos do império era dividido em províncias de diversos tamanhos, com uma capital ou centro em cada uma dela.
Os governadores de cada canto do império viviam em Cuzco. A sociedade inca apresentava-se bastante diferenciada. O soberano, e seus descendentes ocupavam o topo da pirâmide. Em torno do rei havia uma aristocracia formada por sacerdotes e militares. Uma nobreza inferior era formada pelos chefes regionais e funcionários qualificados. A seguir, a massa da população, composta de agricultores e de artesãos e, por último, os escravos, obtidos nas guerras e conquistas. A população vivia em pequenas comunindades agropastoris, localizadas em aldeias, cada uma habitada por um conjunto de famílias. Formava uma unidade econômica, militar e religiosa, com território próprio, e que obedecia à chefia de um curaca. Sobre o Ayllu erguiam-se os fundamentos econômicos da sociedade.
http://historiaemfocosls.blogspot.com.br/2011/12/america-antes-da-chegada-dos.html
1- Antes da chegada dos europeus ,o continente americano era habitado por diversos povos indígenas
2- Quando Cristovão Colombo desembarcou no atual continente americano, pensou ter chegado nas Indias
3- no seculo XV, a América era habitada por cerca de 50 milhões de indígenas
4- Cada grupo tinha sua organização social
5- a maior parte do território americano era habitado por povos nômades e seminômades
Nenhum comentário:
Postar um comentário