
O renascimento comercial da Idade Média ocorreu por causa da ampliação das rotas comerciais e do estabelecimento de feiras anuais, que atraim vários vendedores interessados na venda e troca de produtos.E isso acarretou ao retorno da utilização da moeda.
O renascimento comercial está diretamente ligado ao renascimento urbano. Atribui-se o renascimento do comércio ao crescimento populacional e ao aumento da produção agrícola, que proporcionou um excedente que pôde ser comercializado.
O desenvolvimento das cidades a partir do século XI gerou uma necessidade de mercadorias, que só era suprida a partir do comércio. Com essa demanda, começaram a se estabelecer comerciantes em determinadas cidades europeias. Além disso, muitos mercadores passaram a sedentarizar-se, pois, as rotas comerciais terrestres na Europa eram muito precárias e inseguras. Apesar desse processo de sedentarização, o comércio europeu dependia, principalmente, das rotas marítimas, que eram consideradas mais baratas que as rotas terrestres.
Com o crescimento das rotas marítimas, foram estabelecidos dois grandes eixos comerciais na Europa: o eixo do mediterrâneo, dominado pelas cidades italianas de Veneza e Gênova, e também o eixo nórdico, conhecido como Liga Hanseática.
O mecenato
Tornar-se um mecenas era uma forma de ostentação de riqueza e poder, ser mecenas era um beneficiador das artes, cultura e apoiando artistas que expressam novos valores em suas obras.

Período do renascimento
No período medieval, eles acreditavam em teocentrismo (Deus era o centro do universo), e os seres humanos eram considerados pecadores e incapazes de pensar livremente.
Durante um renascimento houve uma maior valorização no ser humano e o favorecido do antropocentrismo (o humano ser o centro do universo) assim o ser humano começou a ser mais valorizado.

Para fazer suas obras os artistas utilizavam termos matemáticos e científicos isso é para tornar as anatomias dos rostos e dos corpos mais perfeitos, também tinha a técnica perspectiva que dava a obra senso de profundidade
A educação na cidade italianas
Algumas cidades italianas haviam escolas que geralmente eram frequentados apenas por crianças de família rica os alunos dessa escola praticavam esportes como natação. Aprendiam leitura clássica, matemática, política e boas maneiras, ou seja, modo de falar, ouvir, comer, se vestir (todos deveriam se vestir bem de acordo com a sua posição social e idade) e se portar em locais públicos.
*O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália do século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa.
*Inspirado nos valores da antiguidade clássica e gerada pelas modificações estruturais da sociedade.
*O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana que surgiu na Itália em meados do século XIV.
*Os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da antiguidade.
*O Renascimento originou-se na Itália devido ao crescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outros
Nenhum comentário:
Postar um comentário